Tecnologia chega à gôndola de supermercado e facilita a vida do consumidor

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1390040-tecnologia-chega-a-gondola-de-supermercado-e-facilita-a-vida-do-consumidor.shtml

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO
CLAUDIA ROLLI
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

 

Após um longo dia de trabalho, o dono ou a dona de casa moderna ainda tem que buscar os filhos na escola e se lembra de que a geladeira está vazia. Foi-se, na melhor das hipóteses, uma hora no supermercado: tempo de estacionar, comprar, enfrentar fila e levar tudo para o carro.

Para os atarefados e estressados das grandes cidades, supermercados como o francês Casino e o britânico Asda (do grupo norte-americano Walmart) já têm um aplicativo para fazer as compras pelo celular, além de superescâneres que mapeiam o carrinho todo -sem ter de passar produto por produto no caixa- e agilizam a vida de quem vai ao local.

Com o aplicativo, o cliente escolhe os itens, paga pelo cartão e passa numa espécie de drive-thru do supermercado mais próximo para pegar sua ecobag (devolvida depois na loja) pelo vidro do carro.

E nada de fast food engordurado, congelados insossos e enlatados vindos do outro lado do mundo. Frutas e verduras são orgânicas, vêm limpas, semi ou já preparadas para consumo imediato.

A comida pronta é saudável, light, recém-preparada e em pequenas porções para evitar desperdício. E tudo “razoavelmente” barato, uma vez que o consumidor que usa esses serviços pensa no preço, mas o que mais preza é o seu tempo.

As novidades não param por aí. No Brasil, o Walmart já tem um programa de rastreamento do gado para impedir o consumo de carne de áreas de desmatamento, como a da Amazônia.

O Carrefour também faz controle de procedência de carnes, hortifrútis e perecíveis. Por meio do chamado “query code” (veja quadro), o cliente descobre na gôndola de onde veio o produto, quando uma fruta foi colhida, o local em que o boi foi abatido e até a ração que o animal comia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s